terça-feira, 25 de maio de 2010

bolinhos de chuva

#receitinhas

Se tem uma coisa que amo fazer é bolinho de chuva, na minha infância comi muito bolinho que minha vó fazia e minha madrinha e mãe tb sempre fizeram!
Quando eu me mudei pra Londrina uma das coisas que tratei de aprender a fazer logo foi o bolinho...posso dizer que venho aprimorando a técnica, ultimamente eles estão mais gostosos e fofinhos!

A minha receita atual é a seguinte:

1 ovo
1 colher de sopa de água
1/5 colher de chá de essencia de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
3 colheres de sobremesa de açucar
Leite
Farinha de trigo

Bom o processo é muito importante ...principalmente para que fiquem fofinhos
Em uma vasilha redonda coloque o ovo, a água e a essencia....nesta ordem...depois coloque o fermento...e bata com um garfo como se faz com omelete...o fermento vai formar umas bolinhas tipo nuvemzinhas....acrescente o açucar e mexa novamente ...depois coloque um pouco de leite...eu coloco bem pouco pois para um ovo tem que ser meio proporcional...vou acrescentando farinha de trigo até a massa ficar mais firme ...a consitencia é de leite condensado um pouco mais firme...caso fique muito dura a massa coloque mais leite e se ficar muito mole coloque a farinha.

Depois é só fritar...com a ajuda de duas colheres pequenas vá despejando as gotas de massa no óleo.

Coloque os bolinhos em papel toalha e jogue açucar com canela! (para quem gostar) eu amo!




Nenhum comentário: